“Criar site” não é certeza de retorno – a não ser que seja feito certo

  • Última modificação: 02/10/2019
  • Tempo de leitura: 3 min.

Este post foi migrado lá do Melancia na Cabeça.

Outro dia o Victor Costa me mostrou uma ferramenta que eu até então desconhecia (é, ando meio desinformado mesmo) – a ferramenta de palavras-chave do Google AdWords.

Fiz um teste simples pesquisando por site e os termos relacionados com maior procura são site gratis (sem acento mesmo) e criar site. Nada muito assustador, mas as pessoas que procuram por isso merecem algumas explicações. A idéia de criar um site pode ser tida como a salvação da lavoura por alguns empresários com pouca experiência do que é a internet, mas a gente sabe que não é bem assim. O dinheiro investido pode não ter o retorno esperado, o que pode ser bastante frustrante e gerar uma confusão desnecessária na cabeça do contratante que achou que o desenvolvedor era algum pajé milagreiro.

Ao aparecer a idéia de criar um site você precisa resolver o porquê do site. O que você espera ao lançar o site? A internet é o melhor lugar para divulgar o seu conteúdo? Você está ciente que nada acontece de uma hora pra outra?

Resolvido isso é preciso pensar o que colocar no site. Ninguém quer navegar num emaranhado de conteúdo inútil. A história da sua empresa é importante, mas é uma coisa que o usuário vai ler no máximo uma vez. É preciso ter alguma coisa no seu site que seja atualizada com freqüência para que o usuário, ao retornar, veja algo novo e se interesse a voltar novamente depois.

Um caminho a seguir é pensar que o usuário muitas vezes entra no site para procurar o que ele perguntaria pelo telefone como preços, localização, formas de pagamento e se tem estacionamento. Também é possível colocar coisas que não seriam possíveis de informar com exatidão pelo telefone, como fotos da fachada do lugar (ajuda na localização e a sua secretária não informaria ao cliente “Olha, a nossa fachada é verde, tem uns vidrinhos, um coqueiro…”), em uma casa noturna, por exemplo, é possível ver a roupa que os freqüentadores usam, qual é o tamanho do lugar, qual é o tipo de música, se faz aniversários, etc.

Então se você digita criar site no Google querendo milagres não se iluda – me chame.

Felipe Elia

Associate Director of Platform Engineering na 10up, WordPress Core Contributor, Global Polyglots Mentor na comunidade internacional do WordPress e Locale Manager na comunidade WordPress Brasil.