“Criar site” não é certeza de retorno – a não ser que seja feito certo

Outro dia o Victor Costa me mostrou uma ferramenta que eu até então desconhecia (é, ando meio desinformado mesmo) – a ferramenta de palavras-chave do Google AdWords.

Fiz um teste simples pesquisando por site e os termos relacionados com maior procura são site gratis (sem acento mesmo) e criar site. Nada muito assustador, mas as pessoas que procuram por isso merecem algumas explicações. A idéia de criar um site pode ser tida como a salvação da lavoura por alguns empresários com pouca experiência do que é a internet, mas a gente sabe que não é bem assim. O dinheiro investido pode não ter o retorno esperado, o que pode ser bastante frustrante e gerar uma confusão desnecessária na cabeça do contratante que achou que o desenvolvedor era algum pajé milagreiro.

Ao aparecer a idéia de criar um site você precisa resolver o porquê do site. O que você espera ao lançar o site? A internet é o melhor lugar para divulgar o seu conteúdo? Você está ciente que nada acontece de uma hora pra outra?

Resolvido isso é preciso pensar o que colocar no site. Ninguém quer navegar num emaranhado de conteúdo inútil. A história da sua empresa é importante, mas é uma coisa que o usuário vai ler no máximo uma vez. É preciso ter alguma coisa no seu site que seja atualizada com freqüência para que o usuário, ao retornar, veja algo novo e se interesse a voltar novamente depois.

Um caminho a seguir é pensar que o usuário muitas vezes entra no site para procurar o que ele perguntaria pelo telefone como preços, localização, formas de pagamento e se tem estacionamento. Também é possível colocar coisas que não seriam possíveis de informar com exatidão pelo telefone, como fotos da fachada do lugar (ajuda na localização e a sua secretária não informaria ao cliente “Olha, a nossa fachada é verde, tem uns vidrinhos, um coqueiro…”), em uma casa noturna, por exemplo, é possível ver a roupa que os freqüentadores usam, qual é o tamanho do lugar, qual é o tipo de música, se faz aniversários, etc.

Então se você digita criar site no Google querendo milagres não se iluda – me chame.


Não quer perder o próximo post? Cadastre seu e-mail e você receberá um aviso sempre que sair coisa nova :)

Comentários

  • http://www.tomatecru.net Leonardo Bighi

    Oi, quero criar um site.

    Ele tem que ser grande (75 páginas, mais ou menos), tem que ser vermelho, tem que ter muito acesso, tem que ser azul, tem que começar a dar retorno financeiro em até 60 dias, tem que ter um nome legal, tem que ser verde, e tem que me deixar rico.

    Ah, e tem que trazer a pessoa amada em 7 dias.

    E o site tem que ser abóbora. Mas sem a cor abóbora, pra não ficar brega.

    E com uma fonte grande, mas meio pequena.

    • Elia

      Pedidos típicos mesmo. Pior que vc avisa que não vai ficar bom, o cliente bate o pé, vc faz e ele vira pra vc e diz: “É… não ficou tão legal…”. Rola um “eu avisei”?

      Valeu pelo comentário!

  • http://kiev-hosting.com хостинг

    o que eu estava procurando, obrigado