Por que ter medo do twitter se tornar um segundo orkut?

Um primeiro pensamento é aquele que a superpopulação do twitter traria ainda mais gente que responderia ao pé da letra o que está fazendo. Twitts como “estou bebendo um suco”, “estou pegando fulana” vão ser mais numerosos, mas pense bem. Você não precisa seguir quem faz isso, então por que ter medo?

Cachorro no pc!Será que todo mundo vai começar a twittar?

O medo do twitter se tornar um segundo orkut é outro, mais subjetivo e, por muitos, até inconfessável: a sua busca pela fama estaria comprometida. Todo mundo que tem twitter, admita ou não, gosta quando seu número de seguidores aumenta. Natural, você não precisa ter vergonha. Só que começariam a entrar pessoas que conhecem mais gente que você e, em questão de dias, seu número de seguidores seria ridículo perto do deles. Quem mandou ser nerd e não se relacionar com ninguém no mundo real?

Por enquanto o twitter é só o clube de xadrez do colégio. Você consegue ser popular no clube de xadrez. Todo mundo é nerd, você sabe como lidar com eles. Sabe até discutir com eles se for o caso! Mas se o twitter virar o colégio já era. Vai entrar aquele cara valentão que rouba o seu lanche e puxa a sua cueca. Você não consegue ser popular no colégio, só no clube de xadrez.

Sou da época que o orkut ainda era o clube de xadrez. Você precisava ser convidado pra entrar. Depois acabaram com isso, o orkut aumentou, foi ficando chato e inventaram mais coisas. Aí veio a história de todo mundo saber quem entrou no seu perfil e a onda de fakes dominou. Com mais fakes o número de gente aumentou e o valor individual diminuiu – o orkut tinha virado o colégio.

Mas, nisso tudo, é preciso pensar numa coisa: o twitter é essencialmente diferente do orkut. Recursos supervalorizados do orkut não são o foco do twitter que seria, aos olhos dos orkuteiros, só uma atualização permanente do seu perfil o que eu acho que não seria tão interessante assim pra uma boa parte do pessoal.

Pelo sim pelo não a verdade é que, enquanto o twitter vai se tornando o colégio, vai aparecer um outro clube de xadrez, que vai virar colégio e assim por diante. E a gente, com certeza, vai estar em todos eles.


Não quer perder o próximo post? Cadastre seu e-mail e você receberá um aviso sempre que sair coisa nova :)

Comentários

  • http://thaisaux.blogspot.com Thais

    Caramba, que coisa interessante. Nunca tinha pensado nisso!!! Eu tô vendo mesmo que tá ficando popular o Twitter. É estranho ter minha prima me seguindo, por exemplo… vamos ver qual a próxima q vão criar, né?

    Bjs!!!

  • Saulo

    Analogia fantástica!

  • http://mudadeideia.com.br Israel Teixeira

    Acho td isso mto bom, vai nos obrigar a deixar de ser refém do número de seguidores…

    Acho que então, a cauda longa se encarrega de fazer os clubes de xadrez postarem com ainda mais qualidade, livres do peso de unfollow.

    Belo post, meu amigo.

  • http://escritatorta.em.blog.br Norberto Kawakami

    Beleza?
    Eu ainda acho que é elitismo mesmo. Pensamento típico de quem se acha dono da verdade e não quer ver ou ouvir o que os outros tem a dizer. Principalmente se esses outros não tiverem o “mesmo nível cultural”…
    Acho engraçado como essas ferramentas sociais deixam de ser interessantes para um grupo assim que o social realmente se torna social…
    Foi com o orkut, está sendo com o twitter e daqui a pouco será com o facebook…

    abraço

  • Bruno

    Interessante… sempre achei que as coisas deveriam ser moderadas, senão viram bagunça, assim como ficou o orkut.

  • Anônimo
  • Renan

    Orra, curti! Bom texto cara :)