SEO dá dinheiro pro seu cliente… Ou não?!

  • Última modificação: 15/12/2019
  • Tempo de leitura: 4 min.

Este post foi migrado lá do Melancia na Cabeça. Ele tem muito tempo, mas estou mantendo só por razões históricas 🙂

Quinta-feira passada fui no Circuito Rio Digital, promovido pela Abradi-RJ e assisti às palestras do @webpaulo e do @alvinerius (Robert Rodrigues), ambas com foco em SEO. Depois de um exemplo do Robert Rodrigues ficou uma dúvida: SEO garante retorno pro seu cliente?

Um dos exemplos usados na palestra do Robert me chamou muita atenção: dois livros com a mesma proposta, mais ou menos o mesmo título, mas com uma diferença: um deles tinha nove vezes mais visitas que o outro. O motivo era a url que parecia mais com o que o usuário procurava e, portanto, indexava melhor. A diferença é gritante, afinal são nove vezes mais pessoas vendo o produto do cliente. Nove!

A taxa de conversão (usuários que entram e realmente compram alguma coisa) em sites de comércio eletrônico varia em torno de 2 a 3%. A amazon converte 9.6% mais ou menos, embora existam alguns casos que a taxa de conversão chegue aos 35% ou passe disso, mas pro caso médio valem mesmo os 3%. Façamos as contas então:

  • Se o site com número de visitas menor é um fenômeno em vendas e tem uma taxa de conversão de 10%, a cada 100 pessoas que entram no site 10 compram alguma coisa;
  • Se o site com número maior é o caso médio e converte 3% a cada 100 pessoas, apenas 3 compram alguma coisa, mas à proporção que no de menor visitação entram 100 no de maior entram 900, portanto são 27 pessoas comprando.

Com uma medida simples de SEO, que é a alteração da url para algo que seja mais forte e próximo do usuário o site de maior visitação levou vantagem sobre o de menor. Agora imaginem se o site de maior visitação conseguir melhorar sua taxa de conversão!

Entretanto o caso do Robert é exagero. Se ao invés de nove fossem só três vezes mais visitas a conta daria diferente e outros aspectos apareceriam, como o site ter mais tráfego sem gerar dinheiro, gerando custo com hospedagem, por exemplo.

É lógico deduzir que um fator importantíssimo dentro da série de fatores que envolvem a efetivação da compra por parte do usuário é a usabilidade. Se ele não conseguir comprar ele não está entre os 3%. Você pode colocar os títulos das páginas em tags <h1> o que é muito bom pra SEO, mas colocá-las com o mesmo tamanho do texto no CSS, o que é péssimo pra usabilidade, portanto SEO não necessariamente é bom para o usuário. Além de usabilidade existem outros fatores que são decisivos para a conversão como de onde veio o usuário e até em que época do ano estamos.

Onde eu quero chegar?! Sabia que você ia perguntar. SEO é bom, mas não é tudo. Otimização pra busca aumenta taxa de atração. Taxa de conversão é outra história…

Felipe Elia

Associate Director of Platform Engineering na 10up, WordPress Core Contributor, Global Polyglots Mentor na comunidade internacional do WordPress e Locale Manager na comunidade WordPress Brasil.