Tiradentes e São Jorge, mas e Cabral?

Na próxima quinta-feira, graças a uma lei antes municipal e agora estadual, será feriado no Rio de Janeiro. Dia de São Jorge sabia? São Jorge, grande herói nacional… Não, não… Segundo a wikipedia São Jorge é o santo patrono extra-oficial do Rio de Janeiro. No dia que faltar São Sebastião fica São Jorge no lugar, pelo que eu entendi.

Não me entenda mal, por favor. Eu gosto de feriados, mas acho interessante que eles tenham motivo. E esse feriado especificamente até me incomoda. No dia 21 de Abril o Brasil relembra com saudades seu grande herói Tiradentes e dia 23 o Rio de Janeiro parará por conta da degolação de São Jorge (ele foi degolado, você não sabia?). Só que dia 22 de Abril relembraremos o descobrimento do país, mas trabalharemos normalmente! Como assim, Bial?

praia paradisíaca pra ir no feriado
No dia de São Jorge você vai poder ir à praia. No Dia do Índio não.

Neste ano o feriado do dia 23 vai me incomodar ainda mais, porque ele cai numa quinta-feira, enquanto o do dia 21 será numa terça, ou seja, a maioria das pessoas não vai saber nem que dia enforcar. Será provavelmente a segunda-feira, afinal enforcamento merecidamente tem que estar perto de Tiradentes.

Eu sei que dificilmente o feriado deixará de existir. E também não é isso o que eu quero. Para se fazer justiça neste caso temos que transformar o dia 22 em feriado! É isso! Viva Cabral!

No próximo ano enforcaremos o dia 22, cai numa quinta-feira, fica mais fácil de decidir. Mas e as coisas importantes que estaremos ignorando nos dias 19 e 20? Dia 19 é Dia do Índio. Não deveríamos valorizar os nossos índios? Por que não um feriado? E dia 20 é o dia de São Teodoro. Se pregamos uma sociedade justa e igualitária deveríamos dar um feriado pra ele também, ora. Se São Jorge conseguiu o dele, por que não um pra São Teodoro também? Hein?

Se bem que o dia 20 de Abril é um dia cerimonial do fumo da maconha no Canadá e nos Estados Unidos. No Brasil é mais fácil arrumar um feriadinho por aí. Alô Gabeira! Olhai por nós!

ps.: Gostou? Terça-feira tem mais. É feriado né, mas vamos ver se eu consigo…


Não quer perder o próximo post? Cadastre seu e-mail e você receberá um aviso sempre que sair coisa nova :)

Comentários