Categorias
Comportamento Internet Tecnologia

O que é podcast?

Este post foi escrito por uma questão de utilidade pública. Podcasts são tão legais e fazem tanto parte da minha vida que é meu dever espalhar a palavra e contar pra tudo mundo sobre eles.

Respondendo resumidamente à pergunta, podcasts são programas de rádio sob demanda.  Assim como o youtube permite assistir a vídeos quando você pode vê-los, diferente da TV que tem programação com horário fixo, assim é o podcast, só que em áudio.

Assuntos variados

Existe podcast sobre qualquer coisa. Cultura pop em geral, filmes, séries, quadrinhos, jogos, nostalgia, esportes, música, livros, carreira, religião e por aí vai. Uns mais bem editados que outros, a possibilidade de cada um criar um podcast do seu jeito faz com que haja oferta muito variada e, se você quiser, nunca mais ficará sem nada para ouvir.

Atenção compartilhada

É ótimo ouvir podcasts em momentos livres, mas a possibilidade de ouvi-los quando sua atenção está em outra coisa é ainda mais interessante. Seja na viagem diária do ônibus, dirigindo seu carro, malhando ou trabalhando, você pode ouvir sempre algo do seu interesse, pausar, voltar um pouco ou adiantar uma parte menos interessante. Só não vai ouvir durante a aula porque né…

Na prática

Os autores da maioria dos podcasts fixa um dia para o lançamento de novos episódios, assim você pode acessar o site e ouvir (ou baixar o mp3), mas como a maioria é mantida de forma independente nem sempre há tempo de gravar e editar tudo para que seja entregue no dia certo. Para evitar que você precise ficar entrando nos sites para ver se saiu episódio novo eu recomendo que você use algum programa que faça isso por você. Existem vários, tanto pra computadores quanto para smartphones e, por isso, vou falar somente do que eu uso: o BeyondPod para android. Com ele você pode categorizar seus podcasts, montar uma lista de reprodução e ele ainda controla episódios ouvidos ou não, verifica pra você quando tem episódio novo e possibilita armazenar somente alguns episódios, descartando antigos à medida que os novos são baixados, assim você não fica sem espaço no celular.

Recomendações

Falar de podcasts e não dizer por onde começar seria só perda de tempo, então coloco aqui uma lista dos podcasts que ouço sempre. Alguns eu não curti muito no começo, mas hoje sou muito fã, então recomendo ouvir uns dois ou três episódios antes de dizer que não gostou. Ah, um detalhe: a lista está em ordem alfabética e não por ordem de importância ou gosto.

  • 99 vidas – sobre jogos antigos, mas também falam de lançamentos e infância nos anos 90.
  • Bacanudo – cultura pop em geral. Tem um ritmo bem legal, com atrações bem variadas.
  • Cidade Gamer – o nome explica. Tem programas especiais sobre um assunto específico e também com últimas notícias.
  • falafreela – podcast do carreirasolo.org. Podcast sobre conteúdo e tecnologia, com assuntos de interesse da galera que trabalha com isso.
  • Frango Fino – um dos melhores, falam bastante sobre música, mas também falam sobre todo o resto. Infelizmente estão em um hiato, mas já disseram que voltam em breve.
  • Grande Coisa – comecei a ouvir há pouco tempo. São bem engraçados, inteligentes e ponderados (coisa difícil de encontrar). Falam bastante sobre cultura pop em geral.
  • Jurassicast – pra mim é o melhor podcast de cinema que existe. Caso clássico de podcast que você precisa ouvir mais de um episódio, até saber certinho quem é quem e entender a zoação do pessoal.
  • Jurassicast – Vale a pena ou dá pena – Resenhas de menos de 5 minutos dos próximos lançamentos nos cinemas do pessoal do podcast aí de cima. Fonte rápida pra saber se vale a pena ou não comprar um ingresso.
  • Livrocast – podcast do site Lokotopia. Excelente podcast, boa fonte para indicação de quais livros devem entrar na sua fila de leitura.
  • Matando Robôs Gigantes – cinema, quadrinhos e jogos. Já foram melhores (agora estão dando foco para o programa em vídeo no youtube), mas continuam muito bons.
  • Melhores do Mundo – zoação ilimitada em assuntos às vezes nerds demais. Podcast muito engraçado, mas também é preciso ouvir mais de um episódio pra entender melhor o esquema.
  • Nerdcast – o maior, possivelmente o melhor, e o mais antigo dos podcasts brasileiros ainda ativos. Aliás, recomendo o portal como um todo: http://jovemnerd.com.br/
  • Papricast – focado em cinema e séries, esse é um dos que furam a fila quando sai coisa nova.
  • Pauta Livre News – falam sobre tudo e já falaram sobre o nada algumas vezes. Muito engraçado, recomendadíssimo.
  • Pelada na Net – nem curto tanto futebol assim, mas o podcast é hilário. Melhor imitação do Galvão Bueno que você vai ouvir hoje.
  • RapaduraCast – podcast do portal Cinema com rapadura. Fala, obviamente, de cinema 🙂

Comentem, indiquem bons podcasts que não estão na lista e digam o que vocês acham dessa mídia tão sensacional.