É livro de coach picareta, né? Não, nem é. Não tem nada de “Trabalhe enquanto eles dormem” ou “Você é pobre porque está com o mindset errado”. Esse livro é sobre outra coisa.
O livro todo é sobre dois jeitos de pensar:
- Mindset fixo: a pessoa acredita que ou se tem talento ou não tem. Se acha o melhor em alguma coisa e nem tenta algo novo pra não correr o risco de errar? Então, esse é o mindset fixo;
- Mindset de crescimento: ninguém nasce sabendo. É possível, com o treinamento certo, aprender qualquer coisa. Em uma área onde você adota o mindset de crescimento, você está disposto a errar e aprender com os seus erros.
Todo mundo tem um pouco dos dois lados, variando de acordo com o assunto.
Se você acreditar que é capaz de se aperfeiçoar, assim como fazem os que adotam o mindset de crescimento, estará aberto a informações exatas sobre suas capacidades atuais, ainda que não sejam lisonjeiras.
Trecho do livro. A autoavaliação correta (e sincera) é essencial para o aprimoramento.
A autora fala sobre como esses dois mindsets se comportam em diversas áreas: esportes, negócios e relacionamentos. Por último, ela fala sobre como treinadores, pais e professores podem ajudar as pessoas a adotar a mentalidade de crescimento.
Gostei um bocado do livro. Confesso que me vi com o mindset errado em várias áreas, vi pessoas queridas em tantas outras, mas a seção que mais me impactou foi a dos pais. Além disso, enfatizar a busca pela melhor estratégia para aprender (ao invés de insistir em algo ineficaz) foi bem interessante.
Como todo livro de desenvolvimento pessoal, esse vem com alguns vieses, histórias muito bem selecionadas para ilustrar um ponto e tudo o mais, mas de modo geral nada disso incomoda e a mensagem é bem mais poderosa que qualquer defeito.
Nota 5 de 5, super recomendo!