Os quatro compromissos apresenta a possibilidade de uma nova vida, repleta de energia, felicidade genuína e amor. Sua abordagem tem base no pensamento dos antigos toltecas, povo que habitava a região do atual México. Don Miguel Ruiz acredita que, para conquistar essa nova vida, basta estabelecer e honrar quatro compromissos básicos: seja impecável com sua palavra, não leve nada para o lado pessoal, não tire conclusões e sempre dê o melhor de si.
O livro é bem curtinho (112 páginas) e é um excelente presente para quem está começando a se interessar em desenvolvimento pessoal. Na Amazon ele está menos de R$ 20 e nas Livrarias Curitiba (onde eu comprei) foi por volta de R$ 50.
Minha esposa fez uma resenha dos 4 compromissos no blog dela, então vou deixar aqui só algumas das minhas opiniões. (O post dela é bem melhor que o meu, por sinal.)
Ele tem uma pegada meio bastante mística, o que pode ser uma barreira para algumas pessoas, mas os compromissos propostos são universais e independentes de crença. Quem dera ensinassem esses compromissos na escola!
Quase todo livro de desenvolvimento pessoal sofre do mesmo mal: tudo é explicado demais. Os 4 compromissos não é diferente: Don Miguel Ruiz quis fazer o assunto render, então os quatro compromissos são muito bem explicados. Talvez até um tantinho demais.
Meu compromisso favorito foi o Sempre dê o melhor de si. Muito do nosso arrependimento vem por fazermos coisas “meia-boca”, e esse é o jeito de melhorar isso. Tem muito do conceito de mindfulness aqui também.
Sinceramente, a sensação que eu tive lendo esse livro foi a de que eu li tarde demais. A mensagem dele é fantástica, mas depois de ler um bocado sobre desenvolvimento pessoal, pouca coisa é novidade, então o efeito é um pouco menor.
Nota 3,5 / 5