Categorias
Comportamento Política

Consenso é diferente de bom senso

Uma vez estava assistindo a uma palestra e, lá pelas tantas, a palestrante solta essa pérola que me acompanha até hoje: “Consenso é diferente de bom senso”. A história era a seguinte:

Uma vez estava assistindo a uma palestra e, lá pelas tantas, a palestrante solta essa pérola que me acompanha até hoje: Consenso é diferente de bom senso. A história era a seguinte:

Uma festa com som alto em um apartamento, o relógio se aproxima das 22h. Alguém pergunta se o volume deve ser diminuído, todos concordam que não.

Alguém diz que pode vir uma multa, e o pessoal concorda em resolver depois. Pois é, o bom senso diria para diminuir o volume, se importar com os outros e tudo o mais, o consenso disse basicamente que f*d@-se. Essa história é familiar pra você?

Gif meramente ilustrativo do Frajola tocando mil instrumentos ao mesmo tempo, enquanto o Hortelino tenta dormir. Via GIPHY

Ao longo dos anos ensaiei escrever esse texto pelos mais diferentes motivos. O último foi a consulta pública sobre vacinação infantil, um assunto onde o bom senso, formado por todas as instituições sérias, diz que sim, deve-se vacinar, e o consenso de um seleto grupo de pessoas, sem nenhuma base científica, diz que não.

O texto vem com atraso, é claro. A consulta pública acabou com uma derrota dos anti-vacina, mas não tem problema. Tenho certeza de que mais cedo ou mais tarde a gente vai ter outra polêmica parecida.

Se você curtiu a historinha do começo, dá uma olhada na história da Cachambra real!