Um primeiro pensamento é aquele que a superpopulação do twitter traria ainda mais gente que responderia ao pé da letra o que está fazendo. Twitts como “estou bebendo um suco”, “estou pegando fulana” vão ser mais numerosos, mas pense bem. Você não precisa seguir quem faz isso, então por que ter medo?
O medo do twitter se tornar um segundo orkut é outro, mais subjetivo e, por muitos, até inconfessável: a sua busca pela fama estaria comprometida. Todo mundo que tem twitter, admita ou não, gosta quando seu número de seguidores aumenta. Natural, você não precisa ter vergonha. Só que começariam a entrar pessoas que conhecem mais gente que você e, em questão de dias, seu número de seguidores seria ridículo perto do deles. Quem mandou ser nerd e não se relacionar com ninguém no mundo real?
Por enquanto o twitter é só o clube de xadrez do colégio. Você consegue ser popular no clube de xadrez. Todo mundo é nerd, você sabe como lidar com eles. Sabe até discutir com eles se for o caso! Mas se o twitter virar o colégio já era. Vai entrar aquele cara valentão que rouba o seu lanche e puxa a sua cueca. Você não consegue ser popular no colégio, só no clube de xadrez.
Sou da época que o orkut ainda era o clube de xadrez. Você precisava ser convidado pra entrar. Depois acabaram com isso, o orkut aumentou, foi ficando chato e inventaram mais coisas. Aí veio a história de todo mundo saber quem entrou no seu perfil e a onda de fakes dominou. Com mais fakes o número de gente aumentou e o valor individual diminuiu – o orkut tinha virado o colégio.
Mas, nisso tudo, é preciso pensar numa coisa: o twitter é essencialmente diferente do orkut. Recursos supervalorizados do orkut não são o foco do twitter que seria, aos olhos dos orkuteiros, só uma atualização permanente do seu perfil o que eu acho que não seria tão interessante assim pra uma boa parte do pessoal.
Pelo sim pelo não a verdade é que, enquanto o twitter vai se tornando o colégio, vai aparecer um outro clube de xadrez, que vai virar colégio e assim por diante. E a gente, com certeza, vai estar em todos eles.
Deixe um comentário